Home Modelos de PTDs
Modelos de PTDs PDF Imprimir E-mail

O que é um Plano de Trabalho Docente (PTD)?

O Plano de Trabalho Docente, nada mais é do que um documento que registra tudo o que o professor pretende dar na prática, dentro da sala de aula. O Plano de trabalho é uma maneira de organizar o ensino e a aprendizagem dos alunos em sala de aula. Este tem como objetivo orientar e direcionar o trabalho de um professor. Cada matéria possui o seu plano de trabalho e os professores responsáveis necessitam possuir conhecimento prévio da proposta pedagógica .

 

Do que é formado um Plano de trabalho Docente?
Cada plano de trabalho docente varia de acordo com a instituição e varia de professor para professor. No geral, o plano de trabalho é formado por Competências; Indicadores de Domínio; Instrumentos e Procedimentos de Avaliação; Critérios de Desempenho; Evidências de Desempenho. Cada um possui o seu significado.

1. Nas Competências o professor relaciona as competências que o aluno tem que ter ao final da disciplina.
2. Nos Indicadores de Domínio estão associados aos valores, aos conhecimentos e/ou às habilidades, que deverão ser mobilizados para a ação eficiente, tem a função de explicitar melhor as aprendizagens.
3. Nos Instrumentos e Procedimentos de Avaliação destaca-se as suas formas de avaliar os alunos, por exemplo: Seminários; Simulações; Auto avaliação; Portfólios, etc.
4. Nos Critérios de Desempenho  onde estão definidos como um parâmetro de qualidade estabelecido para o julgamento de ações e de produtos realizados. Por exemplo: precisão, clareza, coesão, rapidez, criticidade e complexidade a partir dos quais o desempenho do aluno será avaliado.
5. Nas Evidências de Desempenho é descrito o resultado final esperado do desempenho do aluno. São indicados os elementos que atestam (evidenciam) que o aluno domina a competência pela qual está sendo avaliado.

 

O PTD deverá ser elaborado por cada docente com a ajuda de seu  coordenador e entregue à Coordenação de área no planejamento (impresso), sendo apresentado aos discentes na primeira semana de aula, não esquecendo as bases tecnológicas abordadas, estratégias utilizadas,critério de avaliação, menções, competências, habilidades, recuperação contínua, frequência e pontualidade dos discentes.

A Coordenação de área deverá entregar os PTDs já corrigidos e impressos, devidamente datados e assinados pelos docentes e enviados para
a Secretaria Acadêmica. Os PTDs poderão ser modificados pelo docente a qualquer momento, sempre com a ciência do coordenador de área e pedagógico, caso necessite.

Modelos de documentação destinados aos docentes.

 

Observação: Os PTD's de todas as disciplinas de todos os cursos estão disponíveis para consulta na Secretaria Acadêmica e no Sistema NSA.

 

Busca no site

clickideia

msdn aa

VestibulinhoEtec

 

Parceiros